CAMILA DE
ARAUJO
POSSUI GRADUAÇÃO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (UNESP, 2004), MESTRADO E DOUTORADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PELA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (2008 e 2012), COM PERÍODO DE MOBILIDADE NA FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO (FEUP). DESDE 2014 É PROFESSORA ADJUNTA NA FACULDADE DE GESTÃO E NEGÓCIOS (FAGEN) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU), ONDE ATUOU COMO COORDENADORA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM GESTÃO DA INFORMAÇÃO ENTRE 2016 e 2018. CO-AUTORA DO LIVRO “GERENCIAMENTO ÁGIL DE PROJETOS: APLICAÇÃO EM PRODUTOS INOVADORES” (SARAIVA, 2011), JUNTAMENTE COM PROF. DR. DANIEL CAPALDO AMARAL (EESC- USP), DR. EDIVANDRO CARLOS CONFORTO E DR. JOÃO LUÍS GUILHERME BENASSI. ATUA COMO DOCENTE NOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PROJETOS NA FAGEN-UFU E ESALQ-USP. COLABORA, ATUANDO COM MENTORIA NO CENTRO DE INCUBAÇÃO DE ATIVIDADES EMPREENDEDORAS (CIAEM) DA UFU. TEM EXPERIÊNCIA NAS ÁREAS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS, NAS ABORDAGENS TRADICIONAL E ÁGIL, SOFTWARES PARA GERENCIAMENTO DE PROJETOS E FLUXO DE INFORMAÇÕES DIGITAIS EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS.
DAVI GASPARINI FERNANDES CUNHA
PROFESSOR DOUTOR DO DEPARTAMENTO DE HIDRÁULICA E SANEAMENTO, DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (SHS-EESC-USP). GRADUADO EM ENGENHARIA AMBIENTAL PELA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (2008), E DOUTOR EM CIÊNCIAS (PROGRAMA DE HIDRÁULICA E SANEAMENTO) PELA MESMA INSTITUIÇÃO (2012). REALIZOU PÓS-DOUTORAMENTO NA EESC/USP EM PARCERIA COM A UNIVERSITÉ DE MONTRÉAL (CANADÁ). ORIENTADOR DE MESTRADO E DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA HIDRÁULICA E SANEAMENTO (EESC/USP). FOI ASSESSOR TÉCNICO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO (MP/SP) E PESQUISADOR VISITANTE EM KANSAS STATE UNIVERSITY (ESTADOS UNIDOS) E EARTHWATCH INSTITUTE (INGLATERRA). É CO-EDITOR DO LIVRO ENGENHARIA AMBIENTAL: CONCEITOS, TECNOLOGIA E GESTÃO, PUBLICADO PELA ELSEVIER. POSSUI, ATÉ O MOMENTO, 32 ARTIGOS COMPLETOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS, 44 COMUNICAÇÕES PUBLICADAS EM ANAIS DE CONGRESSOS (RESUMOS, RESUMOS EXPANDIDOS E TRABALHOS COMPLETOS), SEIS CAPÍTULOS DE LIVRO PUBLICADOS E DOIS LIVROS PUBLICADOS
JOSÉ ELIAS
LAIER
NASCIMENTO 27/02/1947, POÇOS DE CALDAS-MG. GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL (1971 – ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS USP), MESTRADO EM ENGENHARIA DE ESTRUTURAS (1975 – CURSO DE ENGENHARIA DE ESTRUTURAS DA USP SÃO CARLOS), DOUTORADO EM ENGENHARIA CIVIL (CURSO DE ENGENHARIA DE ESTRUTURAS DA USP SÃO CARLOS). FOI DOCENTE DA FACULDADE DE ENGENHARIA DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE BAURU (1973-1980), PROFESSOR ASSISTENTE DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS (1974-1978), PROFESSOR ASSISTENTE DOUTOR DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS (1978-1984), PROFESSOR LIVRE-DOCENTE DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS (1984-1987), PROFESSOR ADJUNTO DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS (1987-1989) E PROFESSOR TITULAR DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS (1989-ATUAL). SUA ÁREA DE ATIVIDADE É A MECÂNICA DAS ESTRUTURAS, DINÂMICA DAS ESTRUTURAS E ACÚSTICA AMBIENTAL. POSSUI 5 LIVOS PUBLICADOS E 20 ARTIGOS EM REVISTAS INDEXADAS, UMA CENTENA DE ARTIGOS PUBLICADOS EM CONGRESSOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS
DAISY APARECIDA DO NASCIMENTO REBELATTO
POSSUI GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (1984), MESTRADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PELA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (1992) E DOUTORADO EM ENGENHARIA MECÂNICA PELA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (1999). ATUALMENTE É PROFESSOR ASSOCIADO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. TEM EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, COM ÊNFASE EM ENGENHARIA ECONÔMICA, ATUANDO PRINCIPALMENTE NOS SEGUINTES TEMAS: ENERGIA, INFRAESTRUTURA PRODUTIVA, ANÁLISE DE EFICIÊNCIA, ANÁLISE POR ENVOLTÓRIA DE DADOS E POLÍTICAS PÚBLICAS.
EDSON CEZAR WENDLAND
POSSUI GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (1986), MESTRADO EM ENGENHARIA MECÂNICA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (1991), DOUTORADO EM ENGENHARIA CIVIL – RUHR UNIVERSITÄT BOCHUM (1995), PÓS-DOUTORADO EM ENGENHARIA DE PETRÓLEO – UNICAMP (2001) E EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL – UNIVERSITY OF MINNESOTA (2014). FOI PROFESSOR ASSISTENTE NO DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA APLICADA DA RUHR UNIVERSITÄT BOCHUM (1996-1999), PROFESSOR VISITANTE DA UNIVERSITY OF APPLIED SCIENCES COLOGNE (2005 – ), VICE-COORDENADOR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA ENGENHARIA AMBIENTAL – PPGSEA (2002-2005), MEMBRO TITULAR DO COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO TIETÊ-JACARÉ (2004-2008), COORDENADOR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA HIDRÁULICA E SANEAMENTO – PPGSHS (2010-2013) E COORDENADOR DA COMISSÃO COORDENADORA DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA EESC-USP (COC ENG. CIVIL, 2014-2015) E CHEFE DO DEPARTAMENTO DE HIDRÁULICA E SANEAMENTO (2015 – 2019). ATUALMENTE É PROFESSOR TITULAR DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (2011 – ) E DIRETOR DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS (2019 – ). É MEMBRO DO COMITÊ EDITORIAL DOS PERIÓDICOS – TEMA – TENDÊNCIAS EM MATEMÁTICA APLICADA E COMPUTACIONAL, REVISTA BRASILEIRA DE RECURSOS HÍDRICOS, ÁGUAS SUBTERRÂNEAS (SÃO PAULO). TEM EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE ENGENHARIA, COM ÊNFASE EM RECURSOS HÍDRICOS, ATUANDO PRINCIPALMENTE NOS SEGUINTES TEMAS: ÁGUA SUBTERRÂNEA, SIMULAÇÃO NUMÉRICA, AQÜÍFERO GUARANI, RECARGA E RECURSOS HÍDRICOS.
EDUARDO MARIO MEDIONDO
MEDALHA DEFESA CIVIL DO ESTADO DE SÃO PAULO (2016). ENGENHEIRO DE RECURSOS HÍDRICOS DA FACULTAD DE INGENIERÍA Y CIENCIAS HÍDRICA, DA UNIVERSIDAD NACIONAL DEL LITORAL, ARGENTINA (FICH-UNL), COM MESTRADO E DOUTORADO EM RECURSOS HÍDRICOS E SANEAMENTO AMBIENTAL PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (IPH-UFRGS). PESQUISADOR VISITANTE DO FACHGEBIETES WASSERBAU UND WASSERWIRTSCHAFT (WAWI) E PÓS-DOC SÊNIOR DO CENTER FOR ENVIRONMENTAL SYSTEMS RESEARCH DA UNIVERSITY OF KASSEL, EXPERIÊNCIA EM PROJETOS, SOLUÇÕES E INOVAÇÕES PARA COMUNIDADES VULNERÁVEIS NA ÁREA DE RECURSOS HÍDRICOS, SANEAMENTO E SAÚDE (WASH), MODELAGEM E ANÁLISE DE INCERTEZAS, ECOHIDROLOGIA, PEGADA HIDRICA, SISTEMAS DE RECURSOS HÍDRICOS SUSTENTÁVEIS, RESILIENTES E INTELIGENTES (SMART CITIES), SUDS/LOW IMPACT DEVELOPMENT, ADAPTAÇÃO ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS, GESTAO DA DEMANDA, OTIMIZACAO DE COBRANCA. PARTICIPOU DE INICIATIVAS JUNTO A UNESCO-IHP SOBRE EDUCAÇÃO E COM A WMO/INTERCOMPARISON OF FLOOD FORECASTING MODELS; PARTICIPA DE REDES INTERNACIONAIS SOBRE PREVISÃO E MONITORAMENTO HIDROLÓGIC. TEM EXPERIÊNCIA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL COM EUROPA, ÁSIA, E PAÍSES AMERICANOS. PROFESSOR DOUTOR DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO NA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS; DESDE 2002 COORDENA O NÚCLEO INTEGRADO/INTERDISCIPLINAR DE BACIAS HIDROGRÁFICAS NA USP-1 SAO CARLOS.
HERICK FERNANDO MORALLES
POSSUI GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (2007), MESTRADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PELA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (2010), DOUTORADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PELA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (2012), E PÓS-DOUTORADO EM ECONOMIA PELA UNIVERSITAT DE BARCELONA (2018) E ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (2014). ATUALMENTE É PROFESSOR ADJUNTO NO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (DEP – UFSCAR), TENDO ATUADO NAS ÁREAS DE MODELOS ECONOMÉTRICOS, DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO, INOVAÇÃO, E GESTÃO DE RISCO VIA MODELO VAR (VALUE-AT-RISK). ESPECIFICAMENTE, O DOCENTE E SEUS ORIENTANDOS TÊM ATUADO ATIVAMENTE NA INVESTIGAÇÃO DOS EFEITOS DE FDI (FOREIGN DIRECT INVESTMENT) PARA PRODUTIVIDADE E DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO NACIONAL, SENDO MEMBRO DOS SEGUINTES GRUPOS DE PESQUISA: ANÁLISE DE DESEMPENHO DE SISTEMAS PRODUTIVOS (ADESP – EESC/USP), GRUPO DE ESTUDOS EM GESTÃO TECNOLÓGICA (GETEC – DEP/UFSCAR), E GRUPO DE ESTUDOS EM GESTÃO E MERCADOS FINANCEIROS (GEFIN – DEP/UFSCAR). TAMBÉM É COORDENADOR DA LIGA DE MERCADO FINANCEIRO DE SÃO CARLOS (LMF – SC), UMA ORGANIZAÇÃO ESTUDANTIL QUE VISA PROMOVER ESTUDOS, PALESTRAS, MINICURSOS, E ATIVIDADES RELACIONADAS À ECONOMIA, MERCADO FINANCEIRO, E GESTÃO DE CAPITAIS. SEUS INTEGRANTES ATUAM INCISIVAMENTE EM PROJETOS DE EXTENSÃO QUE VISAM CAPACITAR E DIFUNDIR CONCEITOS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA GERAL EM ESCOLAS PÚBLICAS E OUTRAS INSTITUIÇÕES.
LUIZ CESAR R. CARPINETTI
ENGENHEIRO MECÂNICO FORMADO NA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS, DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (1983), COM MESTRADO EM METROLOGIA E GARANTIA DA QUALIDADE POR CRANFIELD INSTITUTE OF TECHNOLOGY (1990) E DOUTORADO EM ENGENHARIA PELA UNIVERSITY OF WARWICK (1993), AMBAS NA INGLATERRA. LIVRE-DOCENTE NA ÁREA DE GESTÃO DA QUALIDADE PELA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS (1999). PROFESSOR TITULAR DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS (EESC-USP). DIRETOR EXECUTIVO DA ANPEPRO – ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. EDITOR ASSOCIADO DA REVISTA GESTÃO & PRODUÇÃO. FOI CHEFE DO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA EESC-USP (2006 – 2010 E 2014 – 2016), COORDENADOR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA EESC-USP (2013-2014), COORDENADOR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA EESC-USP (1997-2000) E COORDENADOR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA EESC-USP (2009-2011). PESQUISADOR DO CNPQ, COORDENA UM GRUPO DE PESQUISA EM GESTÃO DA QUALIDADE E MUDANÇA (CADASTRADO NO CNPQ). DESENVOLVE TAMBÉM UMA LINHA DE PESQUISA EM TÉCNICAS MULTICRITÉRIO COMBINADAS COM TEORIA FUZZY PARA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO USANDO EXPRESSÕES LINGUÍSTICAS. AUTOR DE VÁRIOS ARTIGOS EM PERIÓDICOS INTERNACIONAIS. CADASTRADO NA BIBLIOTECA VIRTUAL DA FAPESP, NO RESEARCH ID (D-8974-2012) E NO ORCID (HTTPS://ORCID.ORG/0000-0002-8357-2607). AUTOR DE 3 LIVROS SOBRE GESTÃO DA QUALIDADE (EDITORA GEN – ATLAS). AUTOR DE VÁRIAS VÍDEO-AULAS DISPONIBILIZADAS NO E-AULAS USP E NO YOUTUBE.
LUÍS CÉSAR DE SOUZA PINTO
POSSUI GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL PELA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (1977), MESTRADO EM ENGENHARIA HIDRÁULICA PELA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (1986) E DOUTORADO EM ENGENHARIA HIDRÁULICA PELA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (1995). ATUALMENTE É PROFESSOR DOUTOR DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO E ENGENHEIRO – DEPARTAMENTO DE ÁGUAS E ENERGIA ELÉTRICA DE SÃO PAULO. TEM EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE ENGENHARIA CIVIL, COM ÊNFASE EM HIDRÁULICA FLUVIAL, ESTRUTURAS HIDRÁULICAS E AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL DE OBRAS DE INFRA – ESTRUTURA HÍDRICA, ATUANDO PRINCIPALMENTE NOS SEGUINTES TEMAS: HIDRÁULICA GERAL, HIDRÁULICA FLUVIAL, AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL E GESTÃO AMBIENTAL DE OBRAS HIDRÁULICAS.
MARIA DO CARMO CALIJURI
POSSUI GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (1982), MESTRADO EM ECOLOGIA E RECURSOS NATURAIS PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (1985) E DOUTORADO EM ENGENHARIA HIDRÁULICA E SANEAMENTO PELA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (1988). ATUALMENTE É PROFESSORA TITULAR DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. TEM EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE ECOLOGIA, COM ÊNFASE EM ECOLOGIA DE ECOSSISTEMAS, ATUANDO PRINCIPALMENTE NOS SEGUINTES TEMAS: COMUNIDADE FITOPLANCTÔNICA, PRODUÇÃO PRIMÁRIA FITOPLANCTÔNICA, ÁREAS ALAGADAS, RIOS, MANEJO DE RESERVATÓRIOS E SUSTENTABILIDADE DE RECURSOS HÍDRICOS.
TADEU FABRICIO MALHEIROS
POSSUI GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL PELA ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (1991), ENGENHARIA AMBIENTAL PELA FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA DA USP (1993), MESTRADO EM RESOURCES ENGINEERING – UNIVERSITAT KARLSRUHE (1996), DOUTORADO EM SAÚDE PÚBLICA PELA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (2002), PÓS-DOUTORADO EM SAÚDE PÚBLICA PELA FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA – USP (2006). ATUALMENTE, É PROFESSOR ASSOCIADO NA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. É COORDENADOR DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM REDE NACIONAL PARA ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS. É MEMBRO DA COMISSÃO DE SUSTENTABILIDADE DA EESC/USP. TEM EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE ENGENHARIA AMBIENTAL, COM ÊNFASE EM SAÚDE AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE, ATUANDO PRINCIPALMENTE NOS SEGUINTES TEMAS: INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, MEIO AMBIENTE, SAÚDE PÚBLICA, RESÍDUOS SÓLIDOS E GESTÃO AMBIENTAL.
ROGÉRIO PINTO RIBEIRO
POSSUI GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA PELA UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS – UNISINOS (1988), MESTRADO (2002), DOUTORADO (2005) E PÓS DOUTORADO (2007) PELA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – EESC/USP. DESDE 2011 É PROFESSOR DOUTOR DO DEPARTAMENTO DE GEOTECNIA DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – EESC/USP, DESENVOLVENDO PESQUISAS NA ÁREA DE ROCHAS DE REVESTIMENTO E DE CARACTERIZAÇÃO TECNOLÓGICA DE MACIÇOS ROCHOSOS PARA OBRAS DE INFRAESTRUTURA. TEM EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL NAS ÁREAS DE GEOLOGIA, GEOLOGIA DE ENGENHARIA, GEOTECNIA E MEIO AMBIENTE, COM ÊNFASE EM EXPLORAÇÃO MINERAL E DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE MINERAÇÃO; GEOLOGIA E GEOTECNIA ASSOCIADAS A ESTUDOS AMBIENTAIS E PROJETOS DE APROVEITAMENTOS HIDRELÉTRICOS.
DANIEL CAPALDO
AMARAL
ESPECIALISTA EM DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS E INOVAÇÃO, ATUA DESDE 1997 NO DESENVOLVIMENTO DE MÉTODOS DE PROJETO E DE GESTÃO DE PROJETOS, COM FOCO EM PRODUTOS INOVADORES E EM EMPRESAS DE EXCELÊNCIA E BASE TECNOLÓGICA. DESENVOLVEU UM SOFTWARE PARA GERENCIAMENTO DE CONHECIMENTOS EM PDP INOVADOR, PRODUZIDO COMERCIALMENTE; UM MODELO DE ENSINO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS BASEADO EM CENÁRIO; UM MODELO DE REFERÊNCIA DENOMINADO MODELO UNIFICADO QUE É REFERÊNCIA NACIONAL NA ÁREA; UM MÉTODO INOVADOR DE TECHNOLOGY ROADMAPPING VOLTADO PARA LABORATÓRIOS DE PESQUISA, RECONHECIDO INTERNACIONALMENTE. É CO-AUTOR DO LIVRO INTITULADO GESTÃO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS, REFERÊNCIA NA ÁREA DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS (MAIS DE 1.000 CITAÇÕES NO GOOGLE SCHOLAR). EM 2005, INICIOU UM PROGRAMA DE PESQUISAS EM GERENCIAMENTO ÁGIL DE PROJETOS QUE RESULTOU NA PROPOSTA DE DOIS MÉTODOS NOVOS, PARA GERENCIAR A VISÃO E REALIZAR O PLANEJAMENTO ITERATIVO, UM PEDIDO DE REGISTRO DE SOFTWARE, E O LIVRO GERENCIAMENTO ÁGIL DE PROJETOS, PIONEIRO AO ADAPTAR ESTES MÉTODOS ÁGEIS PARA PROJETOS DE PRODUTOS MANUFATURADOS. OS RESULTADOS DESTE PROGRAMA FORAM PREMIADOS PELAS INSTITUIÇÕES PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE, INTERNATIONAL PROJECT MANAGEMENT ASSOCIATION E HAROLD KEZNER INTERNATIONAL INSTITUTE OF LEARNING. PUBLICOU MAIS DE 30 ARTIGOS EM PERIÓDICOS E MAIS DE 100 ARTIGOS EM CONGRESSOS, NO BRASIL E EXTERIOR. REALIZOU CONTRIBUIÇÕES TÉCNICAS, COMO ASSESSORIAS E PROJETOS DE FOMENTO PARA EMPRESAS E FUNDAÇÕES DE APOIO DE EXCELÊNCIA. É PARTE DO CORPO DE ASSESSORES DAS PRINCIPAIS PERIÓDICOS NACIONAIS NA ÁREA (PRODUÇÃO, GESTÃO E PRODUÇÃO E REVISTA PRODUCT), E REALIZOU PARECERES PARA PERIÓDICOS INTERNACIONAIS COMO TECHNOVATION, IJOPM E IJPIM. ATUOU EM CARGOS ADMINISTRATIVOS NA ÁREA DE EXTENSÃO, ENSINO E PESQUISA NA EESC-USP, ENTRE ELES COORDENADOR E VICE-COORDENADOR DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. FOI PRESIDENTE DO INSTITUTO DE GESTÃO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS (IGDP) NA GESTÃO 2010, APOIANDO SEUS EVENTOS COMO O CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO E ORGANIZOU DUAS EDIÇÕES DO WORKSHOP DO IGDP. EM 2014 PUBLICOU ONLINE UM CURSO DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS PARA MULTIDÕES, TIPO MOOC, NA PLATAFORMA VEDUCA COM MAIS DE 79.000 ACESSOS. PROFESSOR NA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, EESC DESDE 2001, ORIENTA MESTRANDOS E DOUTORANDOS DESDE 2005.REALIZOU A SUA FORMAÇÃO DE GRADUAÇÃO E MESTRADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (1993 E 1997), DOUTOROU-SE EM ENGENHARIA MECÂNICA E OBTEVE O TÍTULO DE LIVRE DOCENTE EM GESTÃO DE PROJETOS E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS PELA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (2002 E 201, RESPECTIVAMENTE).
JANAINA MASCARENHAS HORNOS DA COSTA
PROFESSORA DOUTORA DO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (SEP/EESC) DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. ANTERIORMENTE, FOI PESQUISADORA ASSOCIADA DO LEAN ADVANCEMENT INITIATIVE (LAI) NO MASSACHUSETTS INSTITUTE OF TECHNOLOGY (MIT). OBTEVE SEU MESTRADO (2005-2006) E DOUTORADO (2007-2011) PELO PROGRAMA DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS/USP. ATUOU COMO PESQUISADORA SENIOR DURANTE 2011 NO GRUPO DE ENGENHARIA INTEGRADA (EI2/NUMA) COORDENADO PELO PROF. HENRIQUE ROZENFELD. COMO PESQUISADORA TEVE A OPORTUNIDADE DE PARTICIPAR DE INÚMEROS PROJETOS DE PESQUISAS FINANCIADOS PELAS PRINCIPAIS AGÊNCIAS DE FOMENTOS DO BRASIL (CNPQ, FAPESP, CAPES, FINEP) BEM COMO DO EXTERIOR (DAD USA, LAI CONSORTIUM). DURANTE ESSES PROJETOS CONTRIBUIU NA GERAÇÃO DE CONTEÚDO, GESTÃO E ORIENTAÇÃO DE ALUNOS. EM 2012 TEVE O PRIVILÉGIO DE SER NOMEADA COMO MEMBRO AFILIADO DA ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS. SUAS PESQUISAS TÊM COMO LINHA MESTRA A INCLUSÃO DOS USUÁRIOS NO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO, O QUE MOTIVA PESQUISAS RELACIONADAS COM A IDENTIFICAÇÃO DOS USUÁRIOS ENVOLVIDOS AO LONGO DO CICLO DE VIDA DO PRODUTO, O ENTENDIMENTO DE SUAS NECESSIDADES, A GESTÃO DE SUA PARTICIPAÇÃO PARA GERAR IDEIAS, AVALIAR E TESTAR CONCEITOS. SEU GRUPO DE PESQUISA TEM INTERESSE NA AVALIAÇÃO/PROPOSIÇÃO DE MÉTODOS, FERRAMENTAS E PRÁTICAS, COM O DIAGNÓSTICO DE PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO, AVALIAÇÃO DE USABILIDADE DE PRODUTOS E COM ANÁLISE DE NOVOS MODELOS DE NEGÓCIO. ATUALMENTE DESENVOLVE DOIS GRANDES PROJETOS DE PESQUISA VOLTADOS PARA A ÁREA DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS MÉDICO-ODONTOLÓGICOS. O PRIMEIRO PROJETO BUSCA IDENTIFICAR COMO PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS PODEM SE BENEFICIAR COM A ANTECIPAÇÃO DO ENVOLVIMENTO DO USUÁRIO DURANTE O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO. O SEGUNDO PROJETO, RELACIONADO COM O TEMA ECONOMIA CIRCULAR, TEM COMO OBJETIVO MAPEAR, CONHECER E GERENCIAR AS NECESSIDADES DOS USUÁRIOS DAS FASES FINAIS DO CICLO DE VIDA DO PRODUTO, COMO DESCARTE E LOGÍSTICA REVERSA, BEM COMO IDENTIFICAR SUA PARTICIPAÇÃO EM NOVOS MODELOS DE NEGÓCIO.
LUIS ENRIQUE SÁNCHEZ
PROFESSOR TITULAR DA ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, LUIS E. SÁNCHEZ É GRADUADO EM ENGENHARIA DE MINAS PELA ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (1980) E EM GEOGRAFIA PELA FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (1984), TEM DIPLOMA DE ESPECIALIZAÇÃO EM “TECHNIQUES MINIÈRES” PELA ÉCOLE NATIONALE DE LA MÉTALLURGIE ET DE L’INDUSTRIE DES MINES DE NANCY, INSTITUT NATIONAL POLYTECHNIQUE DE LORRAINE, FRANÇA (1985) E DOUTORADO EM ECONOMIA DOS RECURSOS NATURAIS E DO DESENVOLVIMENTO PELA ÉCOLE NATIONALE SUPÉRIEURE DES MINES DE PARIS, FRANÇA (1989). INGRESSOU COMO DOCENTE NA ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO EM 1990, COMO PROFESSOR DOUTOR, E OCUPA, DESDE 2005 O CARGO DE PROFESSOR TITULAR. ATUA NA ÁREA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO AMBIENTAL, INCLUINDO OS SEGUINTES TEMAS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL, GESTÃO AMBIENTAL, RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS, MINERAÇÃO E MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE NAS INDÚSTRIAS EXTRATIVAS. ENTRE 2010 E 2013 FOI COORDENADOR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MINERAL. ENTRE NOVEMBRO DE 2013 E NOVEMBRO DE 2015 FOI CHEFE DE DEPARTAMENTO. DURANTE O ANO DE 2009 FOI “RESEARCH FELLOW” DA ESCOLA DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS DA UNIVERSIDADE MURDOCH, AUSTRÁLIA E NO VERÃO 2017-18 FOI “VISITING FELLOW” NESSA MESA UNIVERSIDADE. EM 1996 E 1997 FOI PROFESSOR CONVIDADO DO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE DE MONTREAL, CANADÁ. ENTRE 1993 E 1996 FOI BOLSISTA DO PROGRAMA LEAD – LEADERSHIP FOR ENVIRONMENT AND DEVELOPMENT E DESDE ENTÃO É “FELLOW” DO LEAD INTERNATIONAL. DESDE 1992 É MEMBRO DA IAIA – INTERNATIONAL ASSOCIATION FOR IMPACT ASSESSMENT, ENTIDADE DA QUAL FOI DIRETOR NO PERÍODO 1998-2001 E PRESIDENTE (2012-13). DESDE SETEMBRO DE 2017 É MEMBRO DO ” RIO DOCE INDEPENDENT TECHNICAL AND SCIENTFIC ADVISORY PANEL” DA IUCN-UNIÃO INTERNACIONAL PARA CONSERVAÇÃO DA NATUREZA. É MEMBRO DO CORPO EDITORIAL DO PERIÓDICO IMPACT ASSESSMENT AND PROJECT APPRAISAL.
MARCEL FANTIN
PROFESSOR DOUTOR NO IAU-USP (CURSO DE GRADUAÇÃO E NO PPGAU-IAU). COORDENADOR DO GRUPO DE PESQUISA PEX-URB (PRÁTICAS DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO EM URBANISMO) E COLABORADOR DO LEAUC (LABORATÓRIO DE ESTUDOS DO AMBIENTE URBANO CONTEMPORÂNEO). MEMBRO DOS LABORATÓRIOS DE EXPERIÊNCIAS URBANÍSTICAS (LEU) E LMI-SAGEMM (LABORATÓRIO MISTO INTERNACIONAL: SOCIAL ACTIVITIES, GENDER, MARKETS AND MOBILITIES FROM BELOW). POSSUI DOUTORADO EM GEOCIÊNCIAS (SUBÁREA POLÍTICA E GESTÃO DE RECURSOS NATURAIS) PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (2011) COM PHD SANDUÍCHE PELO DÉPARTEMENT DE GÉNIE DES MINES ET DE LA MÉTALLURGIE DA UNIVERSITÉ LAVAL (2010). FOI DOCENTE (2008-2014) NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM DIREITO E GESTÃO AMBIENTAL DA FACULDADE DE PAULÍNIA (FACP) E NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO ACADÊMICO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL E MEIO AMBIENTE DA UNIVERSIDADE DE ARARAQUARA (UNIARA). É MEMBRO DO COMDEMA (CONSELHO MUNICIPAL DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE DE SÃO CARLOS), DO NÚCLEO DE DIREITOS HUMANOS DO CAMPUS DA USP DE SÃO CARLOS (PORTARIA CGCSC N. 05-2018). DESENVOLVEU PROJETOS NA ÁREA DE PLANEJAMENTO URBANO, AMBIENTAL E REGIONAL DO INSTITUTO PÓLIS EM MUNICÍPIOS DO LITORAL DO ESTADO DE SÃO PAULO, ALÉM DE PLANOS DIRETORES E DE DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO EM MUNICÍPIOS DO ESTADO DA BAHIA. TAMBÉM TRABALHOU NA INICIATIVA ICES (CIDADES EMERGENTES E SUSTENTÁVEIS) DO BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO (BID) PARA O MUNICÍPIO DE VITÓRIA E EM DIAGNÓSTICOS INTEGRADO EM SOCIOECONOMIA E ESTUDOS DE IMPACTO AMBIENTAL EM ÁREAS DE INFLUÊNCIA DA COMPANHIA VALE DO RIO DOCE NOS ESTADOS DO PARÁ E MARANHÃO, ÁFRICA E SUDESTE ASIÁTICO. REALIZOU O LEVANTAMENTO DOS CONFLITOS AMBIENTAIS E SOCIOTERRITORIAIS DA MINERAÇÃO DE AGREGADOS NAS MACRORREGIÕES DE SÃO PAULO, RIO DE JANEIRO, BELO HORIZONTE, SALVADOR, CURITIBA, PORTO ALEGRE, RECIFE, GOIÂNIA-BRASÍLIA, CAMPO GRANDE E BELÉM PARA A AGÊNCIA BRASILEIRA DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL. É AUTOR DO LIVRO: AGREGADOS MINERAIS, MEIO AMBIENTE E URBANIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS CANADENSES. PROVÍNCIAS DE ONTÁRIO E QUEBEC (SCORTECCI EDITORA: 2015, 199 P.).
HENRIQUE ROZENFELD
PROFESSOR DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS (EESC) DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) DESDE 1982. DOUTORADO EM SISTEMATIZAÇÃO DA PRODUÇÃO NO WZL DA UNIVERSIDADE TÉCNICA DE AACHEN, ALEMANHA EM 1988. MEMBRO DO NÚCLEO DE MANUFATURA AVANÇADA (NUMA) E DO GRUPO DE ENGENHARIA INTEGRADA E DE INTEGRAÇÃO (EI2) DO NUMA. MAIS DE 450 PUBLICAÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS. JÁ FORMOU 70 MESTRES E DOUTORES. AUTOR DOS SEGUINTE DE LIVROS RECENTES: GESTÃO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS: UMA REFERÊNCIA PARA MELHORIA DO PROCESSO; ROADMAPPING: UMA ABORDAGEM ESTRATÉGICA PARA O GERENCIAMENTO DA INOVAÇÃO EM PRODUTOS, SERVIÇOS E TECNOLOGIAS; E GESTÃO DE PROCESSOS DE NEGÓCIO (BPM): UMA REFERÊNCIA PARA IMPLANTAÇÃO PRÁTICA. COORDENA ATUALMENTE PROJETOS NACIONAIS E COOPERADOS COM INSTITUIÇÕES EUROPEIAS. OS PRINCIPAIS TEMAS DE PESQUISA SÃO NA ÁREA DE INOVAÇÃO, INOVAÇÃO EM MODELO DE NEGÓCIOS (BMI: BUSINESS MODEL INOVATION), SISTEMAS PRODUTO-SERVIÇO (PSS: PRODUCT-SERVICE SYSTEM), SERVITIZAÇÃO, INDÚSTRIA 4.0, DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS E SERVIÇOS E GESTÃO DE PROCESSOS DE NEGÓCIO (BPM: BUSINESS PROCESS MANAGEMENT).
MARCELO MONTAÑO
POSSUI GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA PELA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (1998), DOUTORADO EM ENGENHARIA HIDRÁULICA E SANEAMENTO PELA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (2005), PÓS-DOUTORADO JUNTO À UNIVERSIDADE DE LIVERPOOL (2015) E LIVRE-DOCÊNCIA PELA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (2016). SEU BACKGROUND INCLUI, AINDA, O CURSO (NÃO FINALIZADO) DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS SOCIAIS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS. PROFESSOR DO DEPARTAMENTO DE HIDRÁULICA E SANEAMENTO DA EESC/USP, É RESPONSÁVEL PELAS DISCIPLINAS INSTRUMENTOS DE POLÍTICA AMBIENTAL, IMPACTOS AMBIENTAIS, SISTEMAS DE AVALIAÇÃO DE IMPACTO E LICENCIAMENTO AMBIENTAL, E GESTÃO AMBIENTAL PARA ENGENHEIROS. É PROFESSOR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA ENGENHARIA AMBIENTAL, ONDE DESENVOLVE PESQUISAS NA ÁREA DE INSTRUMENTOS DE POLÍTICA AMBIENTAL, ANÁLISE AMBIENTAL E APLICAÇÕES EM GEOPROCESSAMENTO, COM ÊNFASE PARA A AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL E AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA. TEM EXPERIÊNCIA EM PROJETOS NA ÁREA DE ENGENHARIA AMBIENTAL (LICENCIAMENTO E AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL; PLANEJAMENTO E GESTÃO AMBIENTAL), E PESQUISA EM INSTRUMENTOS DE POLÍTICA E GESTÃO AMBIENTAL. SEUS INTERESSES RECAEM SOBRE OS MECANISMOS QUE ATUAM NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO E INSERÇÃO DA VARIÁVEL AMBIENTAL NOS PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO.
MARLY MONTEIRO DE CARVALHO
É PROFESSORA TITULAR DA ESCOLA POLITÉCNICA DA USP, ATUANDO NA GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, DESDE 1992. COORDENA O LABORATÓRIO DE GESTÃO DE PROJETOS (LGP) (WWW.PRO.POLI.USP.BR/LGP). COORDENA O GRUPO DE PESQUISA QUALIDADE E ENGENHARIA DO PRODUTO (QEP), ONDE DESENVOLVE PROJETOS DE PESQUISA, COM APOIO DE ÓRGÃOS DE FOMENTO, TAIS COMO CAPES, CNPQ, FAPESP ENTRE OUTROS. COORDENA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PROJETOS DA USP E FUNDAÇÃO VANZOLINI (CEGP/FCAV). AUTORA DE 12 LIVROS PUBLICADOS NO BRASIL E NOS ESTADOS UNIDOS E DE DIVERSOS ARTIGOS EM PERIÓDICOS RELEVANTES COMO INTERNATIONAL JOURNAL OF PROJECT MANAGEMENT, INTERNATIONAL JOURNAL OF PRODUCTION RESEARCH, INTERNATIONAL JOURNAL OF OPERATIONS & PRODUCTION MANGEMENT, JOURNAL OF CLEANER PRODUCTION, ENTRE OUTROS. É MEMBRO DO CONSELHO EDITORIAL (EDITORIAL ADVISORY BOARD) DO JOURNAL OF MANUFACTURING TECHNOLOGY MANAGEMENT, DO JOURNAL OF MODERN PROJECT MANAGEMENT, E DO PM WORLD JOURNAL E PM WORLD LIBRARY. PARTICIPA DO CONSELHO DA CÁTEDRA DE GESTÃO DE PROJETOS AEROESPACIAIS DA UNIVERSIDADE DE QUEBEC EM TROIS RIVIERE, CANADÁ. POSSUI LIVRE DOCÊNCIA PELA ESCOLA POLITÉCNICA DA USP, PÓS-DOUTORAMENTO EM ENGENHARIA GESTIONAL PELO POLITÉCNICO DE MILÃO (ITÁLIA), DOUTORADO E MESTRADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, E GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA PELA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS DA USP. TEM COORDENADO PROJETOS DE PESQUISA PATROCINADOS POR CNPQ, CAPES, FAPESP-NEWTON FUND. TEM PARCERIA COM PESQUISADORES INTERNACIONAIS (PROJETOS, CO-AUTORIA DE ARTIGOS E TROCA DE ALUNOS) DAS SEGUINTES UNIVERSIDADES: UNIVERSITY OF CAMBRIDGE (UK), ASTON UNIVERSITY (UK), TECHNICAL UNIVERSITY OF DENMARK (DINAMARCA), UNIVERSITY OF QUEBEC (CANADA). CITAÇÕES: WEB OF SCIENCE (H-INDEX: 16), SCOPUS (H-INDEX: 19), GOOGLE SCHOLAR (H-INDEX: 39), RESEARCHGATE (H-INDEX 25; RG SCORE: 33.99) FOI VICE-COORDENADORA DE PESQUISA DA ESCOLA POLITÉCNICA. FOI EDITORA DA REVISTA PRODUÇÃO (PRODUCTION) POR SEIS ANOS. FOI MEMBRO DA DIRETORIA DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (ABEPRO), POR DUAS GESTÕES CONSECUTIVAS, OCUPANDO O CARGO DE DIRETORA TÉCNICA E DE 2ª VICE-PRESIDÊNCIA. PARTICIPOU DO COMITÊ DE AVALIAÇÃO DAS ENGENHARIAS III DA CAPES, TRIÊNIO 2001-2003 E 2004-2006. FOI PESQUISADORA DO INSTITUTO DE PESQUISAS TECNOLÓGICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO. ÁREAS DE INTERESSE EM PESQUISA: GESTÃO DE PROJETO E DA INOVAÇÃO, GESTÃO DA QUALIDADE E ESTRATÉGIA COMPETITIVA.
MATEUS CECÍLIO
GEROLAMO
É ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO FORMADO EM 2000 PELA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS (EESC), UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP), ONDE CONCLUIU SEU MESTRADO (2003) E DOUTORADO (2007) EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO SOBRE OS TEMAS GESTÃO DE MELHORIA E MUDANÇA ORGANIZACIONAL, E GESTÃO DE DESEMPENHO EM REDES REGIONAIS DE COOPERAÇÃO DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS (PMES). REALIZOU O DOUTORADO SANDWICH E PÓS-DOUTORADO NO INSTITUTO DE TECNOLOGIA DE BERLIM (TUB) ENTRE 2006 E 2008. POSSUI MAIS DE 15 ANOS DE EXPERIÊNCIA EM PESQUISA, DOCÊNCIA E PROJETOS DE CONSULTORIA. ATUOU COMO COORDENADOR DE UMA REDE DE COOPERAÇÃO DE PMES EM PROJETO FINANCIADO PELO SEBRAE / FIESP (2005). LECIONOU AS DISCIPLINAS ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES, E GESTÃO DA QUALIDADE PARA O CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS (ENTRE 2003 E 2005). REALIZOU PROJETOS DE CONSULTORIA NAS ÁREAS DE GESTÃO DA QUALIDADE E GESTÃO DA PRODUÇÃO PARA PMES. FOI CONSULTOR EM SUPPLY CHAIN MANAGEMENT PELA AXIA VALUE CHAIN ENTRE 2008 E 2010. ENVOLVE-SE EM ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS E PEDAGÓGICAS RELACIONADAS À ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS (USP) E SEUS RESPECTIVOS CURSOS DE ENGENHARIA. PARTICIPA TAMBÉM DE ATIVIDADES SOCIAIS E DE EXTENSÃO COORDENANDO EQUIPES DE ALUNOS COMO, POR EXEMPLO, EESC JR E PROJETO RONDON. POSSUI LIVRO PUBLICADO NA ÁREA DE GESTÃO DA QUALIDADE. TEM VÁRIOS ARTIGOS PUBLICADOS E É REVISOR DE PERIÓDICOS ACADÊMICOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS. É CERTIFICADO CPIM (CERTIFIED IN PRODUCTION AND INVENTORY MANAGEMENT) PELA APICS (THE ASSOCIATION FOR OPERATIONS MANAGEMENT). DESDE 2010 É PROFESSOR DO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA EESC-USP. SUA ÁREA DE ATUAÇÃO EM DOCÊNCIA, PESQUISA E EXTENSÃO COMPREENDE GESTÃO DA QUALIDADE, GESTÃO DA MUDANÇA, CULTURA ORGANIZACIONAL, LIDERANÇA E EDUCAÇÃO.
VALDIR SCHALCH
PROFESSOR SÊNIOR DO DEPARTAMENTO DE HIDRÁULICA E SANEAMENTO DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS, DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO E PROFESSOR TITULAR DA UNAERP – UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO-SP. COORDENADOR DO NEPER – NÚCLEO DE ESTUDO E PESQUISA EM RESÍDUOS SÓLIDOS. ATUA NA ÁREA DE RESÍDUOS SÓLIDOS QUANTO À GESTÃO E GERENCIAMENTO INTEGRADO E TECNOLOGIAS DE DESTINAÇÃO E DISPOSIÇÃO FINAL AMBIENTALMENTE ADEQUADAS. POSSUI GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA PELA ESCOLA SUPERIOR DE QUÍMICA OSWALDO CRUZ (1976), MESTRADO EM ENGENHARIA HIDRÁULICA E SANEAMENTO PELA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (1984) E DOUTORADO EM ENGENHARIA HIDRÁULICA E SANEAMENTO PELA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (1992). PROFESSOR VISITANTE DA UNIVERSIDADE DE NEBRASKA, LINCOLN-EUA (1999-2000).
VICTOR EDUARDO LIMA RANIERI
POSSUI GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AGRONÔMICA PELA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (1994), MESTRADO EM CIÊNCIAS DA ENGENHARIA AMBIENTAL PELA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (2000), DOUTORADO EM ENGENHARIA HIDRÁULICA E SANEAMENTO PELA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (2004) E LIVRE DOCÊNCIA PELA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (2016). ATUALMENTE É PROFESSOR ASSOCIADO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. TEM EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE ENGENHARIA AMBIENTAL, COM ÊNFASE NA EFETIVIDADE DOS INSTRUMENTOS DE POLÍTICA AMBIENTAL VOLTADOS PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA, EM ESPECIAL AQUELES APLICADOS ÀS TERRAS PRIVADAS.
VALÉRIA GUIMARÃES SILVESTRE RODRIGUES
GEOLÓGA PELA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) – INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS (IGC). MESTRE E DOUTORA EM CIÊNCIAS PELO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOQUÍMICA E GEOTECTÔNICA DO IGC/USP. PÓS-DOUTORADO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (UNESP), CAMPUS DO LITORAL PAULISTA. LIVRE-DOCENTE PELA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS (EESC/USP). PROFESSORA ASSOCIADA 1 DO DEPARTAMENTO DE GEOTECNIA DA EESC/USP.