O curso ESPECIALIZAÇÃO EM IMPACTOS AMBIENTAIS DE OBRAS DE INFRAESTRUTURA E GESTÃO DE PROJETOS – IMPAMB foi firmado a partir de um convênio entre a Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo e o Ministerio de Obras Pública y Comunicaciones (MOPC) do Paraguai, sob coordenação do Professor Edson Cezar Wendland. Este curso é lato sensu e com duração de 1 ano, o curso teve o intuito de promover capacitação e aprimoramento profissional dos atores envolvidos no processo de impactos ambientais em obras de infraestrutura.
O Curso de Especialização em Impactos Ambientais de Obras de Infraestrutura e Gestão de Projetos permitiu aos discentes a expansão de seus conhecimentos nas temáticas relacionadas a Impactos Ambientais no Ar, Água, Solo e Biota, bem como a Gestão de Projetos do ponto de vista Organizacional e Financeiro.
A abertura oficial do curso, realizada em 11 de março de 2019, contou com a presença dos docentes e coordenadores dos cursos de especialização em Impactos Ambientais, Pontes e Estruturas. Estiveram presentes o Prof. Edson C. Wendland, Prof. Denis V. Coury, os representantes do MOPC, Ing. Hugo Miranda (Coordenador Técnico), Lic. Fátima Benitez (Coordenadora de Recursos Humanos) e Ing. Ignacio Gómez Nunes (Vice-ministro de Obras Públicas e Comunicações), além dos discentes dos cursos.
Primeiramente, foi realizado um coquetel para integração dos envolvidos no curso de especialização, seguido pela cerimônia de abertura realizada no anfiteatro Luiz Gastão de Castro Lima. Ao final da cerimônia, o Prof. Valdir Schalch realizou a entrega de canecas duráveis para os participantes. Essa caneca é um produto do projeto “USP Recicla – da Pedagogia à Tecnologia”, focado em iniciativas educativas, informativas e de gestão integradas de resíduos. Uma das ações do projeto é a entrega de canecas para alunos ingressantes, com o intuito de evitar o uso de copos descartáveis dentro do campus.
As aulas do primeiro semestre iniciaram-se em 12 de março de 2019, com encerramento previsto para 29 de junho de 2019. No início das aulas, os discentes receberam livros da bibliografia básica do tema de impactos ambientais para uso no curso.