LITORAL PAULISTA

DISCIPLINA: ASPECTOS E IMPACTOS SOCIOECONÔMICOS E CULTURAIS DE OBRAS DE INFRAESTRUTURA

DISCIPLINA: AVALIAÇÃO DE IMPACTOS NA QUALIDADE DO AR

os alunos realizaram uma visita técnica ao Litoral Paulista com duração de seis dias. Os alunos visitaram alguns municípios do Litoral Norte (Ilhabela e São Sebastião) e do Litoral Central (Cubatão e Bertioga).

Em Cubatão, realizaram uma visita ao Parque Industrial, que teve início em 1950 com a inauguração da Refinaria Presidente Bernardes, Usina Henry Borden e do oleoduto que transportava combustível de Santos à São Paulo. Foi abordada a problemática ambiental de o município ser conhecido como a cidade mais poluída do mundo nos anos de 1970, devido ao alto desenvolvimento de indústrias petroquímicas e siderúrgicas. Após investimentos, Cubatão tornou-se um exemplo de crescimento sustentável, ganhando o selo verde da Organização das Nações Unidas, tornando-se referência mundial em recuperação ambiental.

Os alunos visitaram o Porto de São Sebastião, onde puderam compreender a logística de funcionamento e a importância do mesmo no desenvolvimento econômico da região. Anexo ao local, existe o Terminal Marítimo Almirante Barroso (TEBAR) da Petrobrás, responsável pela movimentação de mais de 60% do petróleo nas Regiões Centro-Oeste e Sudeste.

Em Bertioga, visitaram o bairro aberto Riviera de São Lourenço, que foi totalmente planejado, integrado a malha viária de Bertioga, concebido com o objetivo de promover um desenvolvimento social e econômico aliado a conservação ambiental.

Em Ilhabela, foi realizada uma visita ao Parque Estadual de Ilhabela, onde além de conhecer a vegetação preservada da Mata Atlântica, os alunos puderam compreender os fatores de pressão sobre os recursos naturais, conflitos no uso do solo, ocorrência de problemas sociais, como a violência, deficiência no saneamento básico e impactos do turismo sobre o ambiente.

Por fim, visitaram a sede da empresa Ecovias, responsável pela construção das rodovias Anchieta e Imigrantes. Na oportunidade, discutiram as demandas da ampliação do complexo viário litorâneo, benefícios e impactos desse projeto nas fases de construção e operação. Também discutiram medidas mitigadoras para os impactos ambientais.