CLIPPING DA ESPECIALIZAÇÃO IMPAMB

EESC RECEBE ENGENHEIROS PARAGUAIOS PARA ESPECIALIZAÇÃO EM DIVERSAS ÁREAS

No último dia 11 de março, aconteceu no Anfiteatro de Convenções Luiz Gastão de Castro Lima da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP a cerimônia oficial de abertura dos cursos de especialização oferecidos por meio do convênio celebrado entre a EESC e o Ministério de Obras Públicas e Comunicações do Paraguai (MOPC).
Planejados desde 2015, de forma pioneira na USP, já foram concluídos dois cursos no ano de 2018, nas áreas de Recursos Hídricos e Saneamento e de Infraestrutura de Transportes. Em 2019, com a renovação do acordo, estão sendo oferecidos três cursos com foco nas seguintes áreas: Impactos Ambientais de Obras de Infraestrutura, Pontes e Gestão de Projetos e Infraestrutura de Transportes e Gestão de Projetos.

ENGENHEIROS PARAGUAIOS CAPACITADOS PELA EESC RECEBEM CERTIFICADOS

Ministro de Obras Públicas e Comunicações (MOPC) do Paraguai, Arnoldo Wiens Durksen, e o diretor da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, professor Edson Cezar Wendland, estiveram presentes na cerimônia realizada no último dia 15, em Asunción, para a entrega de certificados de especialização a 60 engenheiros daquele país. Participou também o professor José Leomar Fernandes Júnior, coordenador de um dos cursos e docente do Departamento de Engenharia de Transportes (STT-EESC).
Por meio de um acordo de cooperação firmado entre a USP e o MOPC, a EESC ofereceu a esses profissionais capacitação nas áreas de transporte, água e saneamento.

VERDE PROMOVE PALESTRA A ALUNOS DE ENGENHARIA DA USP NESTA TERÇA-FEIRA

A Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS) promove nesta terça-feira, dia 25 de junho, no Plenarinho da Câmara, às 14h, uma palestra sobre Gestão Ambiental e Licenciamento Ambiental Online (LAO) para os acadêmicos do curso de Especialização em Impactos Ambientais de Obras de Infraestrutura da Escola de Engenharia de São Carlos – USP.

A turma é formada por 16 alunos paraguaios e a visita foi agendada dentro do contexto da disciplina “Indicadores de sustentabilidade aplicados a projetos de infraestruturas”, ministrada pelos professores Davi Cunha e Tadeu Malheiros

ENGENHEIROS DO PARAGUAI VISITAM A CETESB

Os engenheiros são funcionários contratados do Ministério de Obras Públicas do Paraguai, que estão em São Paulo para se especializar em Impactos Ambientais de Obras de Infraestrutura pela Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo (EESC/USP), em São Carlos. O curso tem duração de um ano.
De acordo com o professor Davi Gasparini, a necessidade de uma visão prática do conteúdo aplicado em sala de aula foi um dos motivos da escolha da CETESB para a visita técnica.

INGENIEROS CAPACITADOS EN BRASIL RECIBIERON SUS CERTIFICADOS

Potenciar el plantel de ingenieros con profesionales altamente capacitados de manera a acelerar el proceso de transformación que el país necesita en materia de infraestructura, es la consigna del Ministerio de Obras Públicas y Comunicaciones (MOPC).

Por esta razón, inició el proceso para la incorporación y la capacitación de 120 ingenieros en la Universidad de São Paulo (USP), Brasil. De este total, ya concluyeron su post grado un grupo de 60 ingenieros el año pasado.

Ellos ya se encuentran prestando sus servicios como funcionarios permanentes en la Cartera de Obras Públicas desde de este año. La especialización de este primer grupo fue en las áreas de transporte, agua y saneamiento.