USINA DE RECICLAGEM DE RESÍDUOS

Disciplina: Gerenciamento de resíduos de obras civis

Os alunos visitaram a USINA DE RECICLAGEM DE RESÍDUOS de Construção Civil e a Usina de triagem dos resíduos recicláveis de Araraquara. Os alunos puderam conhecer a rotina de trabalho nestes locais, vivenciar a experiência dos coletores de resíduos no Brasil e conhecer algumas das ferramentas de Gestão de Resíduos utilizadas.  Os alunos conheceram uma medida adotada pela estação para gerir o isopor coletado, onde a reciclagem deste material é realizada através do aquecimento, gerando uma massa de pequeno volume que posteriormente é utilizada na fabricação de rodapés e molduras de quadros.  

Também foi realizada uma visita a Central de Recebimento de Embalagens de Defensivos Fitossanitários, que recolhe embalagens de agrotóxicos dos produtores rurais, tria e prepara o material para reciclagem.

Em complementação, os alunos foram à São José do Rio Preto, visitar a Central de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição e o Ponto de Apoio, onde a prefeitura recebe resíduos de construção civil, podas e materiais recicláveis.