DEPARTAMENTO DE GEOTECNIA E PEDREIRA DE BASALTO

Disciplina: GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA

O Prof. Rogério apresentou a estrutura física e atividades desenvolvidas no Departamento de Geotecnia da EESC/USP. Foram realizadas visitas aos principais laboratórios do referido departamento, com a colaboração dos técnicos Cléver Valentin, Benedito de Souza e José L. Guerra. No Laboratório de Geossintéticos, foram explanados os seguintes temas:

• Aplicação de materiais geossintéticos em sistemas de barreiras em aterros sanitários: abordagem de alguns tipos de geomembranas, para que os alunos pudessem observar que existem diferentes tipos de geossintéticos; os quais devem ser devidamente avaliados para que se utilizem os produtos mais específicos e adequados a depender das demandas de aplicação. Ainda no tema de aterros sanitários foi apresentado um tipo de geotêxtil não tecido, para aplicação de separação e drenagem, com demonstração do ensaio de tração faixa larga e permeabilidade;
  • Aplicação de materiais geossintéticos em reforço: foi realizado um ensaio de fluência não confinada, de uma amostra de geogrelha de poliéster de um trabalho de iniciação cientifica em andamento, e também de um geotêxtil tecido. Demonstrado ainda e discutido os ensaios de fluência do tipo confinada, e confinada e acelerada;
  • Demonstração de outros ensaios: foram demonstrados também os ensaios de dispersão de negro de fumo para geomembranas de PEAD e compressão para geocompostos drenantes.

Nos laboratórios de Geologia de Engenharia e de Mecânica das Rochas foram demonstrados os procedimentos para obtenção de amostras cilíndricas para determinação de propriedades geomecânicas importantes em projetos de engenharia, seguido da utilização de serras para corte das extremidades das amostras e ainda da retífica dos topos e bases. No âmbito da utilização de prensa servo-controlada com capacidade de 3000 toneladas de força, foram realizados dois tipos de ensaios: a) resistência à compressão uniaxial com e sem determinação de módulos de deformabilidade e b) resistência ao esmagamento de agregados graúdos, propriedade importante na qualificação de materiais pétreos visando seu uso como agregado para lastro de ferrovias.

Já nos laboratórios de Mecânica dos Solos foram explanados aos alunos os procedimentos para análises táteis visuais de solos, importantes no sentido de uma estimativa rápida da textura dos materiais em campo. Também foi discutido o ensaio de granulométrica conjunta de solos que, com a realização de ensaios de peneiramento e sedimentação, culmina na obtenção da curva granulométrica do solo. Finalmente, foram apresentados alguns ensaios importantes para o conhecimento da resistência mecânica destes materiais, com realização expedita de ensaios de resistências à compressão simples e triaxial.

Ainda no contexto da disciplina de Geologia e Geomorfologia, os alunos realizaram uma atividade em campo onde foram feitas paradas técnicas ao longo das rodovias SP-225 (sentido Itirapina/Jaú) e SP-255 (Jaú/Araraquara) e uma parada em uma pedreira de basalto na cidade de Araraquara. Os objetivos das visitas foram permitir aos alunos ilustrar e estabelecer observações/discussões acerca dos diferentes tipos de solos, rochas e formas de relevo nos trechos de interesse, bem como as relações de cunho ambiental (erosão linear e voçorocamentos em áreas de recarga de aquíferos) e de interferência com as vias (deslizamentos e quedas de blocos em taludes rochosos), instaladas em um ambiente geológico onde predominam substrato geológico das Formações Pirambóia, Botucatu e Serra Geral (Grupo São Bento), além de materiais arenosos mais recentes (Grupo Bauru), todas pertencentes à Bacia Vulcano-Sedimentar do Paraná.